Indiscutivelmente a maior banda de rock de todos os tempos, Led Zeppelin, os "gigantes do rock". Formada em Londres no final dos anos 60, Led Zeppelin arrasta milhões de fãs e seguidores até hoje.
Led Zeppelin foi uma banda britânica de Rock, formada em Londres em Setembro de 1968. A banda era formada por 4 integrantes: Jimmy Page na guitarra, no vocal Robert Plant, o baixista e tecladista John Paul Jones e na bateria John Bonham.
Com seu som pesado de guitarra, e o som de blues rock de seus dois primeiros álbuns, o Led Zeppelin é frequentemente reconhecido como um dos progenitores do Hard Rock e Heavy Metal. O estilo único da banda criou uma grande variedade de influências, e eles são amplamente considerados um dos grupos de Rock de maior sucesso, inovação e influência da história.
Em meados do ano de 1968 o rock passava por um período de mudanças fundamentais... o descompromisso do inicio dos anos 60 passava a dar espaço a músicas e letras mais elaboradas, representados entre outros pela banda Yardbirds, de Eric Clapton e Jeff Beck. Nesta época James Patrick Page era um guitarrista de sessão que já havia gravado com os Rolling Stones, The Who, Pretty Things, entre outros. Page foi chamado para substituir Eric Clapton quando este decidiu abandonar o Yardbirds, (Eric Clapton viria mais tarde a formar o Cream). Foi a primeira vez que Page participou de uma banda de renome... mas o que viria depois seria mais importante e maior, muito maior...
Quando a Yardbirds se desfez no final de 1968, Jimmy Page tratou de montar um novo grupo. Um amigo o leva a procurar Robert Plant, na época vocalista da pequena Band of Joy. Da Band of Joy vem também o baterista, John Bonham, juntamente com Chris Dreja, parceiro de Page na Yardbirds. A banda resolve se chamar New Yardbirds. O baixista Chris Dreja não se encaixa ao estilo da banda e sai para se tornar fotógrafo, o mesmo viria a fotografar o que apareceu na parte de trás do álbum de estreia do Led Zeppelin. Logo Chris é substituído por John Paul Jones, também músico de sessão, que já havia gravado com os Rolling Stones, entre outros. Jones chegou ao New Yardbirds através de um anuncio em uma revista de música, John Paul Jones, por sugestão de sua esposa, ligou para Page e eles falaram sobre o cargo vago. Tendo conhecido Jones em seus dias de sessão, Page concordou em deixar que ele se juntasse ao grupo como membro final.
Esta formada então, a maior banda de rock de todos os tempos...
Obviamente o nome New Yardbirds não agradava. O baterista do The Who, Keith Moon, achou que a banda de Page era pesada e voava, então sugeriu o nome Led Zepelin, (Zepelin de Chumbo). Mais tarde o nome foi mudado para Led Zeppelin, a fim de que os norte-americanos não tivessem problemas com a pronuncia.
No inicio de 1969 a banda grava seu primeiro disco, auto intitulado Led Zeppelin. O som era bastante original, com raízes óbvias no blues, mas, pesado de uma maneira geral. Agradou ao público, embora a crítica inglesa tenha sido bastante dura. O destaque era a música "Dazed and Confused", em que Page solava sua guitarra com um arco de violino. Uma turnê americana se seguiu ao disco. Seria a prova de fogo para a banda. Começaram a turnê abrindo para bandas maiores e terminaram como atração principal dos shows.
A capa do álbum Led Zeppelin mostra o dirigível Hindenburg após incêndio.
Dazed and Confused (Apresentação no Royal Albert Hall em 1970)
Os Primeiros Anos
A banda começou sua primeira turnê pelo Reino Unido em 4 de outubro de 1968, ainda anunciada como New Yardbirds, no dia 25 de outubro do mesmo ano foi apresentada pela primeira vez como Led Zeppelin, na Universidade de Surrey, em Battersea. O empresário da turnê, Richard Cole, que se tornou uma figura importante nos concertos do grupo, organizou sua primeira turnê norte-americana no final do mesmo ano. O primeiro show foi em Denver, em 26 de Dezembro, seguido por outras datas na costa oeste antes da banda viajar para Califórnia para tocar em Los Angeles e São Francisco. O Primeiro álbum foi lançado nos estados Unidos durante a turnê no dia 12 de janeiro de 1969, o mesmo chegou ao numero 10 na parada da Billboard, no Reino Unido alcançou a posição 6 em 31 de março. De acordo com Steve Erlewine, os memoráveis riffs de guitarra vindos do álbum, ritmos desajeitados, blues psicodélico, moda, a mistura de jazz e as notas de música folk inglesa, trouxeram "uma importante virada na evolução do Hard Rock e do Heavy Metal". Devido ao seu contrato com a CBS Records, Plant não recebeu créditos por suas contribuições nas composições.
Em seu primeiro ano, o Led Zeppelin completou quatro turnês nos estados Unidos e no Reino Unido, e também lançou seu segundo álbum, Led Zeppelin II. Gravado quase que inteiramente na estrada, em vários estúdios norte-americanos, teve um sucesso comercial ainda maior do que seu primeiro antecessor, alcançando a posição de numero UM nos gráficos dos Estados Unidos e Reino Unido. O álbum desenvolveu, principalmente, mais o estilo musical blues-rock, criado em seu disco de estreia, criando uma obra com um som direto que era "pesado e duro, brutal e direto", e que seria muito influente e muitas vezes imitado. Steve Waksman sugeriu que Led Zeppelin II foi "o ponto de partida para a música heavy metal."
Apesar de ser uma banda inglesa, apenas com seu segundo álbum o Led Zeppelin foi aceito em sua terra natal desbancando os Beatles no gosto da critica. Se tornando o primeiro grande hit da banda, Whole Lotta Love foi grande destaque de Led Zeppelin II. O primeiro trabalho da banda considerava o álbum como um todo, ao invés de lançar as músicas separadamente em singles. Isso revolucionaria o mercado musical dali para frente...
Whole Lotta Love Live Video
Capa do álbum Led Zeppelin II
Em 1970 a banda tirou "férias" dos shows e se encerrou em uma cabana no País de Gales para compor e gravar seu terceiro e mais acústico álbum. A cabana chamada Bron-Yr-Aur, viria a se tornar uma das músicas do disco, porém foi lançada apenas no quarto álbum. Led Zeppelin III deixava claras as raízes da banda no blues e música folclórica celta. O disco foi sem sombra de dúvidas diferente, mostrando muita musicalidade da banda, mas sem a emoção forte que era sua característica mais marcante. Led Zeppelin III foi um dos álbuns mais aguardados de 1970, encomendas antecipadas no Estados Unidos, sozinhas chegaram perto da marca de Um Milhão. Seu lançamento foi construído por um anuncio de uma página inteira retirada pela revista Melody Maker no final de Setembro, que disse simplesmente: "Obrigado por nos fazer a banda numero Um do mundo"
Led Zeppelin III foi considerado um álbum acústico, e em resposta as criticas Page fez a seguinte afirmação em entrevista a Cameron Crowe: "Quando o terceiro LP saiu e teve suas opiniões, Crosby, Stills e Nash tinha cabado de se formar. O LP tinha acabado de sair e por causa de suas guitarras acústicas tinha vindo de repente: LED ZEPPELIN FAZ ACÚSTICO! Eu pensei, Cristo, onde estão suas cabeças e os seus ouvidos? Havia três músicas acústicas no primeiro álbum e duas no segundo."
O álbum Led Zeppelin III foi um êxito n.º 1 transatlântico. Esteve durante quatro semanas no topo da tabela Billboard,
ao mesmo tempo que entrava para a primeira posição da tabela britânica,
permanecendo ali por três semanas (regressando ao topo, por mais uma
semana, em 12 de dezembro).
Contudo, no seguimento deste caloroso acolhimento, e depois de várias
críticas negativas, as vendas baixaram após este período inicial em
alta. Robert Plant, se referiu então da seguinte forma:
"Led Zeppelin III não foi um dos discos mais vendidos, porque o
público se virou e disse: 'O que vamos fazer com isso?' - 'Onde está o
nosso "Whole Lotta Love Parte 2"? Eles queriam algo como Paranoid do Black Sabbath!
Mas queríamos ter partes acústicas como "Gallows Pole" que ainda tinha
todo o poder de "Whole Lotta Love", porque nos permitia ser dinâmicos."
Imagens de Bron-Yr-Aur, casa de campo em Gwynedd no País de Gales, local onde o Led Zappelin se reuniu para compor e gravar grande parte das músicas dos álbuns III e IV.
Bron-Yr-Aur, composta e gravada inicialmente em 1970 por Jimmy Page guitarrista da banda durante as sessões de gravação do Led Zeppelin III, lançada apenas em seu quarto álbum.
Capa do terceiro álbum - Led Zeppelin III
Led Zeppelin III surpreendeu fãs e críticos, e logo após seu lançamento recebeu criticas bastante indiferentes. Embora não seja um dos maiores vendedores de catálogo do Led Zeppelin, Led Zeppelin III hoje é geralmente elogiado e reconhecido como representando um importante marco em sua história. Apesar de músicas acústicas serem os destaques em seus antecessores, é este o álbum que é amplamente reconhecido por mostrar que o Led Zeppelin era mais do que apenas uma banda de rock convencional, e que eles poderiam se ramificar em territórios mais vastos. O álbum contém duas músicas que se tornaram componentes nas apresentações ao vivo da banda por muitos anos: "Immigrant Song" e "Since I´ve Been Loving You". O primeiro deles, escrito por Page e Plant, fala sobre a invasão dos Vikings na Inglaterra e foi inspirado pelo recente desempenho da banda ao vivo na Islândia. "Since I´ve Been Loving You" é um clássico, o blues original na chave C menor apresentava a sincera interação por todos os quatro membros do grupo. Ela se tornaria um marco nas performances ao vivo da banda, substituindo " I Can´t Quit You Baby" do primeiro álbum como vitrine do blues lento da banda.
Since I´ve Been Loving You - Apresentação ao Vivo
Immigrant Song - Performance ao vivo, 27 de fevereiro de 1972 em Sydney (Showground)
" A Maior Banda do Mundo": 1971-1975
Na década de 1970, o Led Zeppelin atingiu novos patamares de sucesso comercial e de crítica, como um dos grupos mais influentes da época, superando assim suas conquistas anteriores. A imagem da banda também mudou, com seus membros usando roupas mais elaboradas e extravagantes. O Led Zeppelin começou a viajar em um avião a jato privado (apelidado de Starship), alugavam sessões inteiras de hotéis (incluindo a Continental Hyatt House, em Los Angeles, conhecido popularmente como "Riot House"). Tornou-se assunto frequente de repetidas histórias de devassidão, uma delas envolvendo John Bonham dirigindo uma motocicleta em um piso alugado do Riot House, enquanto a outra envolvia a destruição de um quarto no Tokyo Hilton, levando o grupo a ser banido do estabelecimento pelo o resto da vida.
Embora o Led Zeppelin tenha desenvolvido uma reputação de destruidores de suas suítes de hotel, jogando aparelhos de televisão para fora das janelas, alguns sugerem que estes contos têm sido exagerados. O jornalista musical Chris Welch argumenta que, "as viagens do Led Zeppelin geraram muitas histórias, mas era mito que eles estavam constantemente envolvidos em atos de destruição arbitrária e comportamentos lascivos".
Em 8 de Novembro de 1971 Led Zeppelin lançou seu quarto álbum. Em resposta ao tratamento que recebeu dos críticos, especialmente depois de Led Zeppelin III, a banda decidiu lançar o quarto álbum sem titulo, embora seja diferentemente conhecido como Led Zeppelin IV, sem titulo, IV, ou, devido a quatro simbolos que aparecem na gravadora, como Four Symbols, Zoso ou "runas". Além da falta de título, a capa original sequer possuía o nome da banda, como o grupo desejava ser anônimo e evitar a fácil caracterização pela imprensa, assim foi lançado o Led Zeppelin IV.
Com 37 milhões de cópias vendidas, o quarto álbum da banda é um dos mais vendidos da história, e sua enorme popularidade cimentou o status do Led Zeppelin como SUPERSTARS na década de 1970.
A faixa Stairway to Heaven, nunca lançada como single, é às vezes citada como sendo a canção mais pedida e mais tocada de rock orientado a álbum (AOR) das rádios FM.
Por volta de 2006 o álbum tinha batido a marca de aproximadamente 23 milhões de cópias vendidas, apenas nos Estados Unidos sem contar as quase 40 milhões de cópias vendidas mundialmente.
Além de ser apontado pela critica especializada como disco de rock and roll mais importante de todos os tempos, o quarto álbum da banda é um dos mais vendidos da história.
Os símbolos e seus representantes
Cada um dos integrantes da banda escolheu um símbolo para representa-lo nas capas e no encarte interno, e apesar do disco também ser conhecido como "runas", apenas os dois símbolos do meio são realmente runas, sendo os outros dois, símbolos mágicos ou de múltiplos sentidos.
O símbolo relacionado ao guitarrista Jimmy Page geralmente é associado a uma palavra da língua grega, Zoso, no entanto a imagem tem uma conotação não-alfabética nem linguística, tendo sido desenhada pelo próprio músico. A fonte do símbolo é de conhecimento público, mas o significado continua sendo um mistério até os dias de hoje; o símbolo apareceu pela primeira vez no livro Ars Magica Arteficii, de 1557, escrito pelo alquimista Gerolamo Cardano, onde é identificado como um símbolo composto por signos do zodíaco. O símbolo também foi reproduzido no Dicionário de Ocultismo e Símbolos Alquímicos,de Fred Gettings, publicado em 1982. O símbolo era muito utilizado para representar o planeta Saturno em rituais de magia, e Jimmy o escolheu por ser do signo de Capricórnio, um signo comandado por Saturno, a parte parecida com a letra "Z" é comumente associado a Saturno na astrologia, e a parte oSo é semelhante ao símbolo alquímico do Mercúrio, também muito associado a Saturno. O que o símbolo representa para Jimmy, no entanto, é um mistério, uma vez que ele nunca revelou publicamente o seu significado total.
O símbolo do baterista John Bonham, mostra três círculos interligados, e representa a trindade familiar entre o homem, mulher e a criança. Também se assemelha à uma bateria vista de cima. O fato de os símbolos de John Bonham e do baixista da banda John Paul Jones serem semelhantes, e serem a imagem invertida um do outro não é por acaso; no Jazz, um dos estilos musicais de muita influencia no grupo, o baixista e o baterista foram partes interligadas de uma seção rítmica. Além disso, esse símbolo também aparecia no rótulo da cerveja Ballantine, que era a favorita de Bonham, assim, na hora de escolher o símbolo que o representaria, ele decidiu pegar esse emprestado por achar também que teria um efeito econômico, e o circulo no meio do símbolo de John Paul Jones também representava uma pessoa com confiança e competência.
O vocalista Robert Plant adotou um símbolo inspirado na deusa egípcia Ma'at, mostrando uma pena, que significa verdade, justiça e lealdade, envolta por um circulo impenetrável que significa vida. De acordo com a mitologia egípcia, Anúbis, o deus do julgamento e da morte, pegava o escaravelho-sagrado (que significa o coração) daqueles que morriam e colocava numa balança juntamente com uma pena de Ma'at; se o escaravelho fosse mais pesado que a pena, a alma da pessoa iria para o inferno, e se fosse mais leve que a pena, a alma iria para o céu. Robert achou que esse paradoxo era uma perfeita alusão à música da banda.
LedZeppelin IV
Com duração de 8:02, e composição de Robert Plant e Jimmy Page, Stairway to Heaven é uma das músicas de maior sucesso da banda. Formada em duas seções, com a primeira parte em caráter acústico apenas com violão e som leve de flauta, com inspirações no folk rock, e na segunda parte segue a introdução de instrumentos elétricos, com um longo solo de Jimmy encerrando a melodia.
Stairway to Heaven - Live
O próximo álbum do Led Zeppelin, Houses of the Holy, foi lançado em março de 1973, apresentava novas experiencias da banda que expandiu o uso de sintetizadores e orquestração mellotron. A capa do álbum predominantemente laranja, foi projetada pelo grupo de designes baseado em Londres, Hipgnosis retrata a imagem de crianças nuas subindo a Calçada dos Gigantes na Irlanda do Norte. Embora as crianças não são mostradas de frente, a tampa foi controversa na época do lançamento do álbum. Tal como acontecera com o quarto álbum da banda, nem seu nome nem seu título foi impresso na manga.
Houses of the Holy liderou as paradas em todo o mundo, uma turnê subsequente da banda na América do Norte, em 1973, quebrou recordes de publico. No Tampa Stadium, na Flórida, eles tocaram para 56.800 fãs, quebrando o recorde do concerto dos Beatles em 1965, no concerto do Shea Stadium e arrecadando 309 mil dólares.
Três shows com ingressos esgotados no Madison Square Gardem. Em Nova Iorque foram gravados para um fime, mas a versão teatral do projeto (The Song Remains the Same) foi adiada para 1976. Antes do desempenho final da banda, 180 mil dólares do dinheiro da banda arrecadados a partir das receitas de bilheteria foram roubados de um cofre no Drake Hotel.
Uma grande parte do quinto álbum do Led Zeppelin foi gravado em 1972 numa propriedade rural em Berkshire, na antiga propriedade de Mick Jagger, por meio do estúdio de gravação Rolling Stones Mobile Studio. O álbum marca uma mudança no estilo do som da banda. Os riffs de guitarra se tornam mais trabalhosos, com técnicas e influencias do blues. Apresentam estilos não vistos nos álbuns anteriores da banda, como por exemplo "D'yer Mak'er", que possui uma influencia do reggae, (A pronuncia de D'yer Mak'er é a mesma de Jamaica em inglês); "No Quarter" apresenta uma introdução com sintetizadores e um solo de piano do baixista John Paul Jones, "The Crunge" é um tributo funk a James Brown; A música que encerra o álbum "The Ocean" é dedicada ao "oceano" de fãs que assistiam aos seus shows. Este é também o ultimo álbum do Led Zeppelin pela gravadora Atlantic Records, antes de criarem sua própria gravadora, a Swan song Records, em 1974. Houses of the Holy é o único álbum do Led Zeppelin que todas as letras impressas no encarte.
Em 2003, o álbum foi escolhido pela revista Rolling Stone como numero 149 na lista dos "500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos".
"Houses of the Holy" é também o nome de uma música gravada durante as sessões deste álbum, mas não lançada até Physical Graffiti, álbum de 1975. Outras músicas gravadas, mas que não aparecem neste álbum são, "Walter's Walk", "The Rover" e " Black Country Woman".
The Ocean - Live
Em 1974 o Led Zeppelin faz uma pausa em suas turnês e lança sua própria gravadora, a Swan Song, em homenagem a uma música inédita. O logotipo da gravadora, baseado em um desenho chamado Evening: Fall of Day (1869) de Willian Rimmer, apresenta uma imagem de Apolo. O logotipo pode ser encontrado nas recordações do Led Zeppelin, principalmente em camisetas. Além de usar Swan Song como um veículo para promover seus próprios álbuns, a banda expandiu a lista da gravadora, assinando artistas como Bad Comapny, os Pretty Things e Maggie Bell. O rótulo foi bem sucedido até a existencia do Led Zeppelin, mas durou menos de três anos depois da separação.
Em 1975, o álbum Physical Graffiti, sexto álbum da banda, foi o primeiro lançamento do selo Swan Song. O ábum era composto por quinze canções, das quais oito foram registradas em Headley Grange, em 1974, e sete haviam sido registradas anteriormente. Uma revisão na revista Rolling Stone se referia a Physical Graffiti como "lance de respeitabilidade artística" do Led Zeppelin, acrescentando qua as únicas bandas que podiam competir com o Led Zeppelin o título de "Melhor Banda do Mundo de Rock" eram os Rolling Stones e o The Who.
O álbum foi um enorme sucesso comercial e de crítica. Pouco tempo depois de seu lançamento, todos os álbuns anteriores do Led Zeppelin simultaneamente retornaram à parada dos 200 melhores álbuns. A banda embarcou em uma turnê Norte-americana, agora empregando sistemas de iluminação e de som sofisticado. Em maio de 1975, o Led Zeppelin tocou cinco noites com ingressos esgotados no Earls Court Arena, em Londres.
As sessões de gravação de Physical Graffiti inicialmente tiveram lugar em Novembro de 1973 em Headley Grange, em East Hampshire, Inglaterra. "The Rover" e "Black Country Woman foram gravadas na mesma sessão que "D'yer Mak'er" em Stargroves usando o Estúdio Móvel de The Rolling Stones, em maio de 1972. A música "Houses of the Holy" foi também gravada em Maio de 1972, mas no Olympic Studios. O álbum Houses of the Holy foi batizado baseando-se nessa canção. As oito canções restantes foram gravadas durante as sessões para Physical Graffiti em 1974. Um aspecto interessante desse álbum é a forma como suas músicas parecem se encaixar na sequência em que são tocadas. O que surpreende é o fato de que as canções foram gravadas durante um período de quatro anos em estúdios diferentes. Com composição de Plant, Page e Bonham, Kashmir, que talvez seja uma das canções mais conhecidas do Led Zeppelin, é a terceira faixa do lado 2 de Physical Graffiti.
Kashmir - Versão gravada em estúdio.
Pequenos intervalos e o retorno: 1975-1977
Na sequencia de sua aparição no Earls Court, o Led Zeppelin teve uma folga e planejou uma turnê de outono nos Estados Unidos, programada para abrir com duas datas ao ar livre em São Francisco. No entanto, em agosto de 1975 Plant e sua esposa Maureen foram envolvidos em um sério acidente de carro durante as férias em Rodes, na Grécia. Plant sofreu uma lesão no tornozelo e Maureen foi gravemente ferida; uma transfusão de sangue salvou sua vida. Incapaz de participar da turnê, ele foi para as Ilhas do Canal, em Jersey, onde passou os meses de agosto e setembro se recuperando, com Bonham e Page no reboque. A banda se reuniu novamente em Malibu, Califórnia. Durante este forçado hiato, muito material para o seu próximo álbum, Presence, foi escrito.
Em 1975, a banda fez um intervalo nas turnês e começou a filmar segmentos fantásticos para o filme ainda não editado, foi durante esse intervalo que Plante quebrou o tornozelo. Impedidos de fazer concertos, a banda entrou em estúdio para gravar o seu sétimo álbum, Presence. O álbum conquistou disco de Platina antes de chegar as lojas, algo inédito para a época, além de marcar uma guinada no estilo da banda, que abandonou arranjos complexos dos álbuns anteriores, se afastando gradativamente do heavy metal. Porém para o vocalista, Robert Plant, o pior ainda estava por vir; durante a turnê do álbum nos Estados Unidos, seu filho Karac morreu de uma infecção estomacal.
Presence, o sétimo álbom do Led Zeppelin foi lançado em 31 de março de 1976. Escrito e gravado durante um período tumultuado da história da banda, com Plant em uma cadeira de rodas se recuperando do acidente sofrido. O álbum recebeu críticas mistas dos críticos, Presence é também o álbum com as vendas mais lentas da banda (além do álbum póstumo Coda), só conseguindo alcançar o certificado de Platina Triplo nos Estados Unidos. No entanto, Jimmy Page descreve Presence como o álbum "mais importante", provando que a iria continuar apesar de sua crise.
Presence
A maior parte de Presence é
composta exclusivamente por Page e Plant, durante um período em convalescença
na ilha de Jersey e em Malibu, Califórnia; período de recuperação de Plant, que
já havia escrito algumas letras quando Jimmy Page se junta à ele em Malibu e
estas composições são então concretizadas. Com Plant não totalmente
reabilitado, Page tomou para si a responsabilidade de realizar o álbum,
dominando assim toda sua produção.
Page e Plant prepararam
material suficiente para os ensaios que começaram em Hollywood, no SIR estúdio,
onde John Bonham e John Paul Jones se juntaram a eles. Após um mês de ensaios,
o álbum foi gravado num prazo de três semanas no Musicland Studios em Munique,
na Alemanha, com Plant ainda numa cadeira de rodas.
Esta gravação foi a mais
rápida desde Led Zeppelin I. Uma parte da pressa em gravar o álbum se
deu pelo fato do Led Zeppelin ter reservado o estúdio antes dos The Rolling
Stones, que gravariam o álbum Black and Blue. Após a sua chegada, os
Rolling Stones ficaram espantados ao saber que o Led Zeppelin havia gravado o
álbum em apenas 17 dias.
Jimmy Page ficou acordado dois
dias para gravar as guitarras e overdubs. Em entrevista o Guitar World
em 1998, Page afirmou que trabalhou uma média de 18 a 20 horas durante a
mixagem no Musicland Studios: " Após a banda terminar a gravação, todas
as suas partes, eu e o engenheiro Keith Harwood estávamos apenas começando a
mixar."
O álbum foi concluído em 27 de
novembro de 1975. Um dia antes do Dia de Ação de Graças. Page sugeriu chamar o
álbum de Thanksgiving (Dia de Ação de Graças), esta ideia foi
rapidamente substituída por um título que representava a força que os membros
sentiam que cercava o grupo.
Tanto Page quanto Plant tinham
planejado este álbum como um "retorno" ao hard rock, como seu
primeiro álbum, mas em um novo nível de complexidade. Ele marcou a mudança de
rumo do Led Zeppelin ao som mais simples. Considerando que os álbuns anteriores
continham hard rock junto com baladas acústicas. Presence, é o único
estúdio álbum, que não utiliza nenhum teclado e nenhuma faixa acústica (pode-se
ouvir apenas um violão em "Candy Store Rock"). A ênfase na mudança de
estilo se deu pela situação conturbada que vivia a banda ao retornar as
gravações; tal como Page declarou: "eu acho que foi um reflexo da
ansiedade e emoção daquele período. Tem muita espontaneidade naquele álbum. Nós
começamos com quase nada e tudo foi aparecendo".
Plant tem uma visão parecida: "Foi
um grito de sobrevivência. Não haverá outro álbum como esse. Foi um grito do
fundo... a única coisa que poderíamos fazer..."
Em contraste com os álbuns anteriores, que
continham várias faixas tocadas ao vivo, apenas duas faixas do Pesence
foram tocadas ao vivo enquanto a banda era ativa. "Achilles Last
Stand" e "Nobody's Fault But Mine" foram incluídas no set para a
turnê de 1977 e permaneceram até os últimos
shows dos anos 80.
Algumas das guitarras de "Tea for One"
foram incorporadas em "Since I´ve Been Loving You", mas a música em
si nunca foi tocada, exceto por Page e Plant na turnê pelo Japão em 1996.
"For Your Life" foi tocada no tributo ao Ahmet Ertegun em 10 de
dezembro de 2007.
"For Your Life" -
Composição de Jimmy Page e Robert Plant
No final de 1976, sai o filme The Song Remains the Same e sua trilha sonora. embora a gravação do concerto datasse de 1973, esse seria o único documento filmado do grupo lançado oficialmente durante os 20 anos seguintes. Uma curiosidade sobre a trilha sonora desse filme é que o "setlist" do concerto do filme não coincidia com as músicas no álbum: algumas músicas do filme não aparecem no álbum e vice-versa. Esse álbum seria o único ao vivo oficial disponível, até a edição de BBC Sessions em 1997.
Em 1977, o Led Zeppelin embarcou em turnê norte americana. A banda registrou outro recorde de público em 30 de abril, com 76.229 pessoas no Pontiac Silverdome. Foi de acordo com o Guinness world Records, o maior show para com um público no ano.
Em 1977, o Led Zeppelin embarcou em turnê norte americana. A banda registrou outro recorde de público em 30 de abril, com 76.229 pessoas no Pontiac Silverdome. Foi de acordo com o Guinness world Records, o maior show para com um público no ano.
Em 1978, a banda voltou ao estúdio para as gravações de In Through the Out Door. Esse álbum continha "All My Love", dedicada a Karac, filho filho de Plant. Agora eram 8 discos no Top 200 da Billboard e shows com ingressos esgotados por todos os lados, provando que o Led Zeppelin ainda era uma banda forte. Embora o Led Zeppelin nessa época já fosse considerada uma banda antiga, eles ainda arregimentavam uma legião de fãs, tendo esse álbum chegado ao topo da lista dos mais vendido, tanto no Reino Unido quanto nos Estados Unidos. No entanto há que se notar que o Led Zeppelin desde o álbum Presence e então com In Through the Out Door, começava uma série de experimentações que estavam deixando meio de lado o Heavy metal que eles ajudaram a criar, seus riffs já não eram tão pesados e marcantes.
In Through the Out Door foi um disco onde John Paul Jones e Robert Plant assumiram muito o controle criativo da banda. Jones maravilhado com a aquisição de novos teclados Yamaha acabou por levar a banda para um lado mais progressivo. Nessa época o Reino Unido vivia a ascensão do Punk Rock e o Led Zeppelin estava cada vez mais distante de seu famosos som inicial, que era chamado pejorativamente de "dinossauro" pelos punks ingleses. Esse tipo de referência que os garotos punks faziam ao Led Zeppelin, somados aos excessos de Jones e Plant nas gravações levaram John Bonham a demonstrar seu descontentamento com o referido álbum. Em um pub inglês Bonham chegou a comentar com Page que eles dois (Bonham e Page) deveriam assumir o controle da banda após In Through the Out Door e lançarem um disco pesado para dar combate ao então punk rock inglês, contudo esse fato nunca chegou a se concretizar devido a sua morte em 1980.
Uma das particularidades de In Through the Out Door foram as diversas capas para o mesmo álbum.
O disco foi gravado na Polar Studios em Estocolmo entre o final de 1978 e inicio de 1979. O álbum é marcado pela mistura de sons e ritmos trazidos de outros estilos musicais, como o country e o reggae.
Marcado também pelo fato dos teclados e sintetizadores de John Paul Jones se sobressaírem além dos acordes de Jimmy Page, que vivia uma crise artística graças à heroína. Um dos fatos mais marcantes no lançamento de In Through the Out Door, foi com certeza a edição com 6 capas diferentes: a cena no bar fotografada por 6 ângulos diferentes. Outra curiosidade: o LP vinha acomodado por um envelope branco com diversos desenhos em preto e branco, o qual podia (ou pode) ser "colorido" com um algodão umedecido.
Uma das faixas de In Through the Out Door é "All My Love" composição de Jones e Plant, dedicada a Karac Plant filho de Robert recém falecido vítima de uma infecção estomacal.
"All My Love"
In Through the Out Door chamou novamente reações mistas dos críticos. No entanto, alcançou o número UM no Reino Unido e, nos Estados Unidos em apenas uma semana o seu segundo lugar no Billboard album chart. Com o lançamento deste álbum o catálogo inteiro do Led Zeppelin voltou ao Billboard Top 200 nas semanas de 27 de outubro e 3 de novembro de 1979.
A morte de Bonham e o Fim: 978-1980
Em agosto de 1979, depois de dois shows de aquecimento em Copenhague, Led Zeppelin anunciou dois concertos no Festival de Música de Knebworth, tocando para cerca de 104 mil pessoas na primeira noite. Uma breve e discreta turnê europeia foi realizada entre Junho e Julho de 1980, com um conjunto despojado sem os longos e habituais solos e congestionamentos, comuns em seus shows.
Em 27 de junho, em um show em Nuremberg, na Alemanha, o concerto veio a uma parada abrupta no meio da terceira música, quando Bonham teve um colapso e foi levado as pressas para o hospital. A especulação em torno da imprensa sugeria que seu colapso era resultado do consumo excessivo de álcool e uso de drogas, mas a banda afirmou que ele simplesmente havia comido demais.
A turnê norte-americana, a primeira da banda desde 1977, foi programada para iniciar em 17 de outubro. Em 24 de setembro de 1980, Bonham foi pego pelo assistente do Led Zeppelin, Rex King, para assistir aos ensaios da banda no Bray Studios. Durante a viagem Bonham pediu para fazer uma parada para tomar o café da manhã, onde ele bebeu quatro vodkas quádruplas acompanhadas com um pedaço de presunto. Depois de dar uma mordida no pedaço de presunto, ele disse ao seu assistente, "Café da manhã". Ele continuou a beber muito quando chegou ao estúdio. Os ensaios foram interrompidos no final da tarde e a banda se retirou para casa Old Mill de Page em Clewer, Windsor, Bonham continuou consumindo vodka. Depois da meia noite, Bonham que tinha adormecido, foi levado para a cama. No dia seguinte por volta da 1h45 da tarde, Benji LeFevre (gerente da nova turnê do Led Zeppelin) e John Paul Jones, encontraram Bonham inconciente e sem pulso, um médico foi chamado e confirmou a morte de Bonham. A autopsia revelou que a causa da morte foi um acidente. Bonham morreu sufocado no próprio vomito, após beber o equivalente a 40 doses de vodka.
O corpo de Bonham foi cremado, e suas cinzas enterradas na igreja paroquial de Rushock em Droitwich, Worcestershire. Bonham morreu aos 32 anos.
A planejada turnê norte-americana foi cancelada, e apesar de rumores de que Cozy Powell, Carmine Appice, Barriemore Barlow, Simon Kirke ou Bev Bevan, iria se juntar ao grupo para substituir Bonham, os membros restantes decidiram se dissolver. Um comunicado de imprensa em 4 de dezembro de 1980 declarou que, "Queremos que se saiba que a perda de nosso querido amigo, e do profundo sentimento de harmonia indivisível sentida por nós mesmos e nosso empresário, nos levaram a decidir que não poderia continuar como éramos", e foi simplesmente assinado "Led Zeppelin".
John Henry Bonham
O Pós Fim
O primeiro projeto pós Led Zeppelin da banda foi o The Honeydrippers, um grupo formado por Jimmy Page e Robert Plant, justo aos guitarristas Jeff Beck, Paul Shaffer, e Nile Rodgers. Plant cantava na banda com um estilo diferente do Led Zeppelin, em um gênero mais R&B, com destaque para o cover de "Sea of Love", que alcançou a posição número três nas paradas da Billboard no inicio de 1985.
Sea of Love
Dois anos após a morte de John Bonham, a banda editou Coda, uma coleção de músicas não-editadas, inicialemente tocadas em um concerto da banda no Royal Albert Hall, em 1970, cada seção a partir do Led Zeppelin III até Houses of the Holy, o álbum póstumo contava ainda com um som instrumental de tambor de John Bonham de 1976, chamado de "Bonzo's Montreux".
Bonzo's Montreux - John
Bonhan live 1977
Em 13 de Julho de 1985, o Led Zeppelin reuniu-se
para o concerto Live Aid, com Tony Thompson e Phil Collins na bateria. Um ano
depois Page, Plant e Jones voltam a reunir-se com Tony Thompson, com o intuito
de voltarem tocar como Led Zeppelin, mas um grave acidente de carro envolvendo
Tony Thompson, pôs fim a esta intenção.
Eles voltaram a se reunir em 1988, com Jason Bonham
filho de John Bonham, para o 40º aniversário da Atlantic Records. Esta formação
ainda voltou a tocar no 21º aniversário da filha de Bonham, Cármen, e no
casamento de Jason.
Page e Palnt, sem Jones, voltaram a reunir-se em
1994 para contribuir para a série "Unplugged", da MTV, intitulado
"No Quarter". Jones não gostou de não ter sido convidado para essa
gravação, especialmente porque o titulo do álbum, "No Quarter", vem
de uma música de mesmo nome, que contém muito de seu trabalho. O estresse entre
ele, Page e Plant foi ainda mais agravado quando, em uma entrevista coletiva
Plant disse que ele estava "estacionando o carro".
Em 13 de Julho de 1985, o Led Zeppelin reuniu-se
para o concerto Live Aid, com Tony Thompson e Phil Collins na bateria. Um ano
depois Page, Plant e Jones voltam a reunir-se com Tony Thompson, com o intuito
de voltarem tocar como Led Zeppelin, mas um grave acidente de carro envolvendo
Tony Thompson, pôs fim a esta intenção.
Eles voltaram a se reunir em 1988, com Jason Bonham
filho de John Bonham, para o 40º aniversário da Atlantic Records. Esta formação
ainda voltou a tocar no 21º aniversário da filha de Bonham, Cármen, e no
casamento de Jason.
Jason Bonham, filho do baterista John Bonham. Em
algumas ocasiões ele substituiu seu pai nas reuniões do Led Zeppelin.
Em 1997, foi lançado o primeiro álbum do Led
Zeppelin e m 15 anos, BBC Sessions. Esse álbum duplo incluía quase que
todas as gravações que a banda tinha feito para a BBC, embora alguns fãs tenham
notado a falta de uma sessão de 1970, que incluía a música nunca editada
"Sugar Mama". A essa altura, a Atlantic editou um single de
"whole Lotta Love", que se tornou o único single da banda.
Whole Lotta Love - (promo
vídeo 1997)
Sugar Mama
Em 2003, foi lançado o álbum How the Was won e o DVD Led Zeppelin, um conjunto cronológico de 6
horas de imagens ao vivo. No fim do ano, o DVD tinha vendido mais de 520 mil
cópias, o DVD musical mais vendido da historia.
Em 2006, a banda recebeu o Premio Polar de Música,
um dos mais prestigiosos do mundo, como a melhor banda de rock de todos os
tempos.
No dia 10 de setembro de 2007, Jimmy Page, Robert
Plant e John Paul Jones se reuniram em Londres e anunciaram seu retorno aos
palcos em uma única apresentação para vinte mil pessoas em um show em homenagem
a Ahmet Ertegun, fundador da, Atlantic Records, morto em 2006. Vinte milhões de
pessoas de todo o mundo disputaram convites para o show. A renda da
apresentação foi destinada a uma instituição que concede bolsas. Eles
anunciaram ainda que, no dia 13 de novembro de 2007, seria lançado um novo CD
intitulado Mothership, uma coletânea
de canções escolhidas pela própria banda e com nova remasterização, para
substituir as coletâneas Early Days e Latter
Days, lançadas anteriormente e que não foram consideradas com o “padrão de
qualidade Led Zeppelin.” O concerto foi realizado em 10 de dezembro de 2007, em
Londres, e contou com a presença de Jason Bonham na bateria. Em 2008, Jimmy Page e John Paul Jones tocaram “Rock and Roll” e “Ramble
On”, junto com Dave Grohl e Taylor Hawkins, no DVD Foo Fifhters Live at Wembley Stadium.
Rock and Roll
Ramble On
Em 7 de janeiro de 2009, o manager de Jimmy Page, Robert
Mensch, declarou que os planos de reviver a banda foram abandonados. Um filme
do concerto, Celebration Day, que estreou em 17 de Outubro de 2012, foi
lançado em home vídeo em 19 de novembro de 2012.
Após a estreia do filme, Page revelou que ele havia
remasterizado a discografia da banda com um lançamento previsto para 2013. Ele
prometeu liberar “materiais substanciais”, o que significa que as futuras
coletâneas incluem materiais de bônus, como outtakes de estúdio e
filmagens de concertos inéditos.
Os Gêneros Musicais
A banda já foi classificada em diversos gêneros musicais:
heavy rock, rock progressivo, hard rock, heavy metal, blues rock
e folk rock. Page já explicou em entrevista à Guitar world,
que tinha uma ideia muito clara do que queria fazer com o grupo: “Eu tinha
varias ideias dos meus dias com o The Yardbirds. O Yardbirds me permitiu
improvisar muito nas apresentações ao vivo e eu comecei a construir um livro de
anotações de ideias que, eventualmente, usei com o Zeppelin. Além dessas
ideias, eu também queria acrescentar texturas acústicas. Finalmente, eu
desejava que o Led Zeppelin fosse um casamento de Blues, Hard rock e musica
acústica coberto por refrãos pesados/heavy, combinação que nunca tinha sido
feitas antes. Um monte de luz e sombra na musica.”
As canções da banda foram , ao longo dos anos, alvo de
muitas versões, os americanos Dread Zeppelin fizeram a carreira às custas de
versões e parodias das musicas do Led Zeppelin; Alexis Korner fez uma versão de
“Whole Lotta Love”, que foi durante muitos anos o tema de “BBC Chart Show”;
Tina Turner também fez uma versão da mesma musica; e a London Philharmonic
Orchestra fez um tributo que incluía “Stairway to Heaven”, “When Levee Breaks”
e “ Kashmir”.
O guitarrista Stanley Jordan fez uma boa interpretação
instrumental de “Stairway to Heaven”, canção cujos solos eram frequentes em uma
montagem cinematográfica dos anos 80 do livro de Marcelo Robens
Paiva, Feliz Ano Velho. Frank Zappa também gravou “Stairway to Heaven”.
Uma banda brasileira que fez uso de uma das cações do Led Zeppelin foram os
cariocas do Planet Hemp, que adicionaram à parte instrumental de “The Ocean” a
uma letra de autoria deles, o som foi batizado de “Adoled”, que foi editado no
disco Os Cães Ladram mas a Caravana não Para de 1997.
Em 1995, foi editado Encomium,
um disco tributo ao Led Zeppelin com vários artistas modernos dos mais diversos
estilos. Destacam-se no disco a versão notavel de “Dancing Days” interpretada
pelo grunge Stone Temple Pilots e as versões pesadissimas de bandas modernas de
metal influenciadas pelo Led Zeppelin como Helmet em Custard Pie e Rollins Band
com Four Sticks.
O Legado
Ao longo de sua
carreira, Led Zeppelin vem acumulando muitas honras e prêmios. Eles foram introduzidos no Rock and Roll Hall of
Fame em 1995, e no UK Music Hall of Fame.
A influencia do Led
Zeppelin se mostrou poderosa em bandas de heavy metal, thrash metal e metal
alternativo dos anos 90 que regravaram em estúdio ou ao vivo diveras covers
da banda. Muitas destas assumiram publicamente ter o Led Zeppelin como maior
influencia. Dentre as bandas influenciadas, teve-se regravações diversas como
Tool gravando “No Quarter” no CD/DVD Salival de 2000, Korn com “Whole
Lotta Love” e “Immigrante Song” nos ensaios de seus acusticos para MTV, os já
citados Helmet com “Custard Pie” e “Rollins Band” com “Four Sticks” no disco Encomium,
Crowbar ao vivo com “No Quarter”, Down ao vivo com “Dized and Confused” em
2007, Megadeth com “Out on Tiles” nas edições especiais do disco United
Abominations de 2007, Soundgarden com diversos covers ao vivo como “Whole
Lotta Love”, “Communication Breakdown” e “Stairway to Heaven”. O grupo
brasileiro Angra regravou “Kashmir” para um CD tributo ao Led Zeppelin em 2002.
O Oases costumava tocar o riff de “Whole Lotta Love” após o encerramento da
música “Cigarettes & Alcohol” em seus shows, performance que pode ser
encontrada no CD e DVD ao vivo Familiar to Millions, editado em 2001. A
banda Cachorro Grande já interpretou algumas vezes a música “D’yer Mak’er” no
rograma Altas Horas exibido pela Rede Globo de Televisão, eles também citam Led
Zeppelin como uma das influencias para seu disco Cinema.
Ao contrário de muitos
dos seus contemporâneos, a banda sempre foi protetora das suas músicas e
raramente autorizava que elas fossem usadas para outros fins. Mais recentemente,
eles foram se tornando mais flexíveis, hoje pode-se ouvir músicas do Led
Zeppelin em filmes como, Aumost Famous, Escola de Rock e O
Lado Bom da Vida.
Nos extras do filme Escola
de Rock, Jack Black manda um recado aos integrantes do Led Zeppelin,
para autorização da música “Immigrant Song” ser tocada no filme, e se refere a
eles como “Deuses do Rock” e a maior banda de rock de todos os tempos, fato já
apresentado pela revista Rolling Stone.
Formação de Led Zeppelin
Jimmy Page - Guitarra
Robert Plant - Vocais, harmonia, gaita
John Paul Jones - Baixo, bandolin, teclados
John Bonham - bateria
A banda chamava ao seu empresário, Peter
Grant, de o "quinto elemento".
Discografia da banda
Led
Zeppelin (1969)
Led Zeppelin II (1969)
Led Zeppelin III (1970)
Led Zeppelin IV (1971)
Houses of the Holy (1973)
Physical Graffiti (1975)
Presence (1976)
In Through the Out Door (1976)
Coda (1982)
Um Pouco Mais Sobre os Integrantes
James Patrick Page (Jimmy Page)
Também conhecido como God Of Guitar (Deus da Guitarra”. Nascido em
09 de janeiro de 1944 em Heston Inglaterra. Page é produtor musical, cantor e
compositor, alcançou sucesso mundial como guitarrista do Led Zeppelin.
Page começou sua carreira como músico de estúdio em
Londres e, em meados da década de 1960, tornou-se o guitarrista de sessão mais
procurado no Reino Unido. Ele foi um membro dos Yardbirds de 1966-1968, e
posteriormente fundou o Led Zeppelin.
Page é amplamente considerado como um dos
maiores e mais influentes guitarristas de todos os tempos. A revista Rolling
Stone o descreveu como o "pontífice do poder dos riffs" e
classificou-o em terceiro lugar na lista dos "100 Maiores Guitarristas de
Todos os Tempos". Em 2010 foi classificado em segundo lugar na lista dos
"50 Melhores Guitarristas de Todos os Tempos". Ele foi introduzido
duas vezes no Rock and Roll Hall of Fame: uma como um membro dos
Yardbirds, em 1992, e uma segunda vez como um membro do Led Zeppelin, em 1995.
Page foi uma inspiração para o estilo de guitarra descendente do guitarrista
Johnny Ramone, dos Ramones. Ramone descreveu Page como "provavelmente o
maior guitarrista que já existiu". Page foi descrito pela Uncut
como "o maior e mais misterioso herói da guitarra no rock". A
revista Los Angeles Times considerou Jimmy Page como o segundo maior
guitarrista de todos os tempos.
Início
da carreira
Aos 14 anos, Page entrou no
concurso para descoberta de talentos da ITV, “Search for Stars”. Após deixar a
escola, tinha o objetivo de trabalhar como assistente de laboratório, mas o seu
amor pela guitarra e pela música obrigou-o a mudar de caminho.Neil Christian do
The Crusaders, convidou-o para se juntar à banda, o que lhe trouxe a sua
primeira experiência de digressões, e onde entrou pela primeira vez em um
estúdio para a gravação de um single, “The Road to Love”.
Enquanto estudante, Page tocou
muitas vezes no Marquee com bandas como: Cyril Davis All Stars, Alexis Korner's
Blues Incorporated e com os guitarristas Jeff Beck e Eric Clapton. Uma noite
foi visto por John Gibb dos Silhouettes, que lhe pediu para ajudar gravar uns
singles para a EMI, "The Worrying Kid" e "Bald Headed
Woman", mas só após ter recebido um convite de Mike Leander da Decca
Records, é que Page começou a ter trabalho certo como músico de estúdio. A sua
primeira gravação para esta editora, o single de “Jet Harris & Tony
Meehan”, “Diamonds", chegou a Nº 1 de vendas nas tabelas de 1963.
Os gostos musicais de Page
incluíam o skiffe (um gênero musical inglês popular na época) e tocar o folk
acústico, e os sons de blues de elmore James, B.B. King, Otis Rosh,
Buddy Guy, Freddie King e Hubert Sumlin "Basicamente, esse foi o início: a
mistura entre o rock e o blues."
Como
músico de estúdio
Page tornou-se conhecido por tocar uma
guitarra double-necked Gibson.
Depois de fazer alguns trabalhos
com Micky Finn, e Carter Lewis and The Southernes, Page dedicou-se por completo
ao trabalho de estúdio, incluindo “ Twist and Shout” de “Brian Poole and The
Tremeloes”, “Just like Eddie” dos “Heinz" e em 1964, “Heart of stone” dos
Rolling Stones, “As tears go by” de Marianne Faithfull, “Tobacco road” dos “The
Nashville Teens”, “The crying game” de “Dave Berry", e “Shout”, de “Lulu”.
Sob os auspícios do produtor Shel Talmy, Page gravou “You really got me” dos
Kings, (embora houvesse uma disputa sobre quem teria tocado “guitarra solo”, se
Page ou Rays Davies); gravou as partes de guitarra de “Baby please don’t
go” dos Them e o solo de guitarra no primeiro single dos Who, “ I can´t explain”, embora neste caso
também exista um desacordo sobre a utilização ou não dessa gravação. Em 1965,
Page foi contratado pelo empresário dos Rolling Stones, Andrew
Loog Oldham, o que lhe deu acesso a tocar em faixas de John Mayalll, Nico e Eric Clapton, na recém
formada Immediate Records. Page também fez uma parceria breve com a sua
namorada, Jackie DeShannon. Ele também compôs e gravou músicas para John
Williams. Estima-se que Jimmy Page tenha participado em 60% da música
rock gravada na Inglaterra entre 1963 e 1966.
Após ter sido convidado a
substituir Eric Clapton nos Yardbirs em Março de 1965, Page declinou a oferta e
sugeriu o seu amigo Jeff Beck. Em Maio de 1966, o baterista Keith Moon, o baixista
John Paul Jones, o teclista Nicky Hopkins, Jeff Beck e Page gravaram
"Beck’s bolero". A experiência deu a Page a ideia de formar uma banda
com John Entwistle no baixo (em vez de Jones), porém a falta de um vocalista de
qualidade e problemas contratuais mandaram o projecto abaixo como um “zeppelin
de chumbo" (led). Passado pouco tempo foi oferecida outra vez a Page a
oportunidade de se juntar aos Yardbirds e começou por tocar guitarra e baixo
com o grupo após a partida de Paul Samwell-Smith, até que Chris Dreja se moveu
para o baixo, passando Page a dividir a guitarra com Jeff Beck. O potencial
musical da formação, entretanto, afundava-se devido aos conflitos interpessoais
causados pelas constantes digressões e à falta de sucesso comercial.
Page decidiu deixar seu
trabalho em estúdios quando a crescente influência da Stax Records na música
popular levou à maior incorporação de arranjos orquestrais para gravações em
detrimento das guitarras. No entanto, ele afirmou que seu tempo como tocador de
estúdios serviu como uma escolaridade muito boa para o seu desenvolvimento como
músico.
O Pós Led
Zeppelin
Após a
separação dos integrantes da banda Led Zeppelin, em 1980, Page tentou dar forma
a um super grupo com ex membros dos Yes que se chamaria XYZ mas que não deu em
nada. Em 1982, foi convidado pelo realizador Michael Winner para gravar a
trilha sonora do filme Death wish III. Page fez um retorno bem sucedido
aos palcos com a série de concertos de caridade “ARMS Charity” em 1983. Page
juntou-se a RoyHarper para a gravação de um álbum e digressão. Em 1984, gravou com Robert Plant “In the
guise of The Honeydrippers”. Vários outros projectos se seguíram como The Firm, com Paul Rodgers,
trabalho de estúdio para Graham Nash, Box of Frogs, e Robert Plant, um álbum a
solo Outrider, uma colaboração com David Coverdale em Coverdale Page, e um
álbum ao vivo dos Black Crowes.
Em 1994,
Page reúne-se com Robert Plant para o penúltimo MTV "Unplugged". O
especial de 90 minutos chamado "UnLedded" foi premiado com as mais
altas audiências da história da MTV. A trilha sonora desse concerto seria
editada em 1995 como No quarter. Depois de uma digressão altamente bem sucedida
em 1995 para a divulgação de “No quarter”, Page e Plant gravaram Walking into
Clarksdale em 1998, o primeiro CD completo juntos desde 1979. Page foi um
membro dos Led Zeppelin que deixou sempre aberta a opção para uma reunião do
grupo.
Desde 1990,
Jimmy Page envolveu-se em vários concertos de caridade e trabalhos afins,
particularmente em The action for Brazil’s children trust (ABC Trust), fundado
pela sua esposa Jimena Gomez-Paratcha em 1998. Jimmy Page foi homenageado pela
banda brasileira cover de Led Zeppelin, Led Brazil, como forma de
agradecimento pela colaboração do guitarrista com a causa das crianças de rua,
auxiliado pela Task Brazil. Em 2008 participou do documentário A todo volume
[It Might Get Loud], do diretor Davis Guggenheim, ao lado do The Edge (U2) e
Jack White (White Stripes).
Em novembro
de 2006, o Led Zeppelin foi introduzido no UK Music Hall of Fame. A transmissão
televisiva do evento consistiu em uma introdução para a banda por vários
admiradores famosos (incluindo Roger Taylor, Slash, Joe Perry, Steven Tyler,
Jack White e Tony Iommi), uma apresentação de um prêmio para Jimmy Page, e
depois um curto discurso do guitarrista. Depois disso, o grupo de rock
Wolfmother desempenhou um tributo ao Led Zeppelin, tocando a música
"Communication Breakdown".
As guitarras
Jimmy Page sempre foi conhecido por fazer o
uso extensivo das guitarras Gibson Les Paul. Tendo por muitas vezes usado
versões modificadas dessas guitarras de maneira a conseguir timbres variados.
Entre essas modificações, uma ficou famosa que foi a colocação de botões sob o
escudo da guitarra que eram usados para defasar um dos captadores.
Vida pessoal
Page foi parceiro da modelo francesa
Charlotte Martin desde 1970 até cerca de 1982 ou 1983. Page a chamava de
"minha senhora". Juntos, eles têm uma filha, Scarlet Page (nascida em
1971), que é fotógrafa.
De 1986 a 1995, Page foi casado com Patricia
Ecker, uma modela e garçonete. Eles têm um filho, James Patrick Page III
(nascido em Abril de 1988). Page mais tarde se casou Jimena Gómez-Paratcha,
onde ele conheceu na turnê No Quarter o Brasil.
Em 1972 Page comprou, de Richard Harris, a
casa que William Burges (1827-1881) desenhada pelo próprio; a The Tower House,
em Londres. "Eu tinha interesse de voltar para minha adolescência no
movimento pré-rafaelita e a arquitetura de Burges", disse ele. "Que
mundo maravilhoso para descobrir." A reputação de Burges repousa sobre
seus projetos extravagantes e sua contribuição para o revival na arquitetura
gótica do século XIX.
De 1980 até 2004, Page foi proprietário da
The Mill House, Mill Lane, Windsor, que antigamente era a casa do ator Michael
Caine. Na quela mansão morreu o baterista e membro do Led Zeppelin John Bonham.
De acordo com a lista do jornal The Sunday
Times, os trabalhos ativos de Page lhe renderão cerca de 75 milhões de
libras esterlinas, ele atualmente reside em Sonning, Berkshire.
As drogas – O uso “recreativo”
Page reconheceu o seu uso recreativo de
drogas ao longo dos anos 1970. Em entrevista à revista Guitar World em 2003, ele
declarou: "Eu não posso falar pelos outros membros [da banda], mas para
mim as drogas eram parte integrante da coisa toda, desde o início, até o
fim". Após a turnê da banda nos Estados Unidos, em 1973, Page disse Nick
Kent, "Oh, todo mundo passou por cima algumas vezes. Eu sei que eu fiz e,
para ser honesto com você, eu não me lembro muito do que aconteceu".
Em 1975, Page começou a usar heroína, fato
atribuído a Richard Cole, que declarou que Page (para além de si mesmo) estava
tomando o medicamento durante as sessões de gravação do álbum Presence,
e que naquele ano, Page admitiu há ele pouco depois que ele estava viciado em
drogas. Em uma entrevista que deu à revista Q, em 2003, Page respondeu a uma
pergunta sobre se ele lamenta ficar tão envolvido em heroína e cocaína:
“Eu
não me arrependo porque quando eu precisava estar concentrado, eu estava
realmente concentrado. É isso. Tanto Presence como In Through The Out Door
foram gravados em apenas três semanas: isso significa algo. Você precisava
estar no topo para isso.”
(Jimmy
Page)
Entrevista completa no link: http://oficinamusical.blogspot.com.br/2011/04/entrevista-jimmy-pagepor-nick-kentq.html
Interesse
pelo ocultismo
O símbolo de Page, derivado do signo
de Saturno no álbum Led Zeppelin IV, derivado de um livro de 1557.
O
aparecimento dos quatro símbolos na capa do Quarto álbum tem sido
associado ao interesse de Page no ocultismo. Os quatro símbolos representando
cada um dos membros da banda. O próprio Page chamava de "ZoSo". O
próprio ZoSo teria aparecido pela primeira vez no livro Ars Magica Arteficii,
de 1557, escrito pelo alquimista Gerolamo Cardano, onde foi identificado como
um sigilo que consiste em signos do zodíaco. O símbolo também foi reproduzido
no Dicionário de Ocultismo e Símbolos Alquímicos, de Fred Gettings,
publicado em 1982.
Durante os
passeios e apresentações após o lançamento do quarto álbum, Page muitas vezes
tinha o símbolo ZoSo bordado em suas roupas, junto com os signos do zodíaco.
Estes eram visíveis principalmente em seu "terno do dragão", que
incluía os sinais de Capricórnio, Escorpião e Câncer que são dom de Page,
Ascendente, e os sinais da lua, respectivamente.
A capa do
álbum Led Zeppelin IV é de uma pintura de autoria de William Holman
Hunt, uma pintura a óleo que Jimmy encontrou na cidade de Reading, na
Inglaterra, a capa foi inspirada na carta homônima no Baralho de Tarot The Hermit (O Eremita). Page transforma em
personagem durante sua seqüência de fantasia no Led Zeppelin filme-concerto The
Song Remains the Same.
No início da
década de 1970, Page era dono da livraria e editora oculta "The Equinox
Booksellers and Publishers" em Kensington High Street, Londres, a livraria
acabou fechando como o crescente sucesso do Led Zeppelin no que resultou na
falta de tempo suficiente para se dedicar a ela. A empresa publicou um
facsimile da edição A Goetia de 1904 do ocultista Inglês Aleister
Crowley. Page tem mantido um forte interesse em Crowley por muitos anos.
Page foi
contratado para escrever a trilha sonora para o filme Lucifer Rising por
outro ocultista e admirador Crowley, o diretor de cinema subterrâneo Kenneth
Anger. Page finalmente produziu 23 minutos de música que Anger sentiu foi
insuficiente porque o filme correu por 28 minutos e Anger queria que o filme
tivesse uma trilha sonora completa. Anger alegou que Page levou três anos para
entregar a música, e o produto final é de apenas 23 minutos de zumbido. O
diretor também criticou o guitarrista na imprensa, chamando-o de um
"diletante" no ocultismo e um viciado, e sendo também viciado em
drogas para completar o projeto. Page respondeu que tinha cumprido todas as
suas obrigações, mesmo indo tão longe a ponto de dar a Anger equipamentos de
edição ao seu próprio filme para ajudá-lo a terminar o projeto.
Embora Page
coletasse obras de Crowley, ele nunca se descreveu como um Thelemita nem como
um iniciado na OTO A Livraria Equinox e Casa Boleskine foram ambas vendidas
durante os anos 1980, com Page resolvido na vida familiar e participando de
trabalhos de caridade.
Robert Anthony Plant (Robert Plant)
Nascido
em 20 de agosto de 1948 em West Bromwich,
Staffordshire. Musico cantor e compositor britânico, é conhecido
mundialmente como “a voz do Led Zeppelin”. Durante a carreira, Plant influenciou
diversos artistas, como Freddie Mercury e Axl Rose. Foi eleito o 15º melhor
vocalista da história pela revista Rolling Stone, e em 2006 a revista Hit
Parader colocou Plant como o "melhor vocalista de heavy metal de todos
os tempos".
Juventude
Robert Anthony Plant nasceu em 20 de Agosto de 1948, em Bromwich,
Staffordshire, Inglaterra. Começou a cantar profissionalmente em pubs e clubes
com apenas 16 anos de idade, participando de diversas bandas. Fez sua estréia
no disco gravando dois compactos (solo) para a CBS em 1966 (Our Song/ Laughlin
Crying Laughlin) e 1967 (Long Time Coming/ I´ve Got the Secret).
Em seguida à fase solo, Plant foi cantar em uma banda chamada Band of Joy –
onde se reencontrou com John Bonham, que já conhecia desde os tempos em que
tocaram juntos no Crawling King Snakes. Band of Joy chegou a gravar pela Decca
no final de 1967, mas sem sucesso algum, embora a banda tivesse prestígio.
Led Zeppelin
Em 1968, Jimmy Page estava reformando os
Yardbirds depois da saída de Jeff Beck do grupo. A ideia de Jimmy Page era
formar um super-grupo e começou chamando Steve Marriott (Small Fazes) e Steve
Winwood (Traffic) - porém somente conseguiu a adesão de John Paul Jones. Para o
vocal, Jimmy Page e John Paul Jones convidaram Terry Reid, mas Reid
inexplicavelmente recusou o convite, e sugeriu Robert Plant – que na época
cantava no Hobsweedle - para o cargo. Assim, Plant entrou para a banda como uma
segunda opção. Mesmo depois de entrevistado e aprovado por Page, Jones, e Peter
Grant (empresário do Led Zeppelin), Robert Plant participou de uma sessão de
gravação com Alexis Corner em setembro de 1968.
Rapidamente, Plant tornou-se um dos maiores
cantores de rock da história, com seu estilo “poderoso”, e interpretação de
blues e folk, dava seus “babes” ao microfone... Os agudos rasgados de Plant
influenciaram vários cantores de rock e metal, como Freddie Mercury, Axl Rose,
Kurt Cobain, e Rob Halford. Esse último chegou a mencionar a influência de
Plant, dizendo: “Nos anos 70, nós dizíamos: Se esse cara canta tão agudo assim,
então eu também posso.”
Plant ficou onze anos no Led Zeppelin, até o
desmembramento da banda em 1980, causado pela morte do baterista John Bonham.
Por ser amigo de Bonham desde a juventude, Plant decidiu por vezes abandonar os
planos de reerguer o Led Zeppelin.
Carreira Solo
Depois do
termino do Led Zeppelin, Plant saiu em carreira solo, e lançou 15 discos. Saiu
em turnês, às vezes acompanhado do ex-colega de banda Jimmy Page, com o projeto
intitulado Page& Plant, onde voltaram a tocar vários clássicos do Led
Zeppelin (alguns nunca haviam sido tocados ao vivo antes, como Hey Hey What Can
I Do) como What is and what should never Be, e Ramble On .Também gravaram
clipes inéditos para as músicas: Nobody´s Fault But Mine, e Black Dog. A união
dos dois rendeu um video gravado em 1994.
Em 31 de
dezembro de 2008 foi agraciado com o título honorífico de Comandante do Império
Britânico pela Rainha Elizabeth II.
Em 2009
ganhou prêmios em 5 categorias do Grammy Award em dueto com Alison Krauss, com
o álbum Raising Sand.
Em 2012
gravou um álbum com sua nova banda Sensational Space Shifters que conta com os
integrantes da banda Strange Sensation e Justin Adams. O novo grupo se inspira
nas raízes do Mississippi, Appalachia, Gambia, Bristol e nas montanhas de
Wolverhampton.
Robert Plant
- Ship Of Fool
Reconhecimento
Considerado
por muitos, um dos maiores vocalistas da história do rock, foi nomeado por uma
revista norte americana em 2008, como sendo o melhor vocalista de metal. Robert
deixou para trás nomes como: Bon Scott (AC/DC), Freddie Mercury (Queen), Rob
Halford (Judas Priest),Steven Tyler (Aerosmith), Sebastian Bach (Skid Row),
Ozzy Osbourne (Black Sabbath), Bruce Dickinson (Iron Maiden),Axl Rose(Guns N'
Roses), Paul Stanley e Gene Simmons (Kiss) e Ian Gillan (Deep Purple). Na lista
estavam presentes também Jimi Hendrix, Mick Jagger e David Bowie, tendo sido
eleito por mais duas vezes por votação popular, uma em 2009, feita pela rádio
digital Planet Rock (e que contou também com a opinião de críticos
musicais e personalidades do mundo do rock) e uma outra em 2011, feita pela
conceituada revista Rolling Stone.
Vida Pessoal
Casou-se com Maureen
Wilson em 9 de novembro de 1968, com quem teve três filhos: Carmen (1968),
Karac (1972-1977, que morreu de infecção estomacal causado por um vírus, sendo
a razão da interrupção da turné da banda Led na América do Norte ) e Logan (1979).
Em agosto de 1983 eles se divorciaram. Mais tarde, Robert Plant teve outro
filho com Shirley Wilson (irmã de Maureen), cujo nome é Jesse Lee (1991).
John Henry Bonham (John
Bonham)
Também
conhecido como “Bonzo”, nasceu em 31 de maio de 1948 em
Redditch,
Inglaterra,e morreu aos 32 anos em 25 de setembro de 1980 em Clewer,
Inglaterra.
Baterista do Led Zeppelin, Bonham era estimado por sua velocidade,
potência, e o seu pé direito rápido, sons característicos, e seu
"sentir" para a música Groove. Ele é amplamente considerado um dos
maiores bateristas da história da música rock. Mais de 30 anos após
sua morte, Bonham continua a angariar prêmios e elogios, incluindo uma lista
dos leitores da Rolling Stone em 2011 e Gibson colocando-o em primeiro
lugar da lista como "o melhore bateristas de todos os tempos".
Biografia
Quando era
muito pequeno costumava a batucar em caixotes e latas de café quando tinha
apenas 5 anos, imitando os movimentos dos seus ídolos Gene Krupa e Buddy
Rich (Vale lembrar que Bonham era um baterista autodidata). Aos quinze anos
recebeu a sua primeira bateria a sério: uma Premier. Quando ele deixou a
escola, para ajudar seu pai em uma empresa de construção. Seus pais sempre o
apoiaram, outra pessoa que apoiou suas ambições foi sua mulher, com quem ele
tinha se casado com apenas 17 anos.
Em 1964 juntou-se à sua primeira banda, Terry
Webb and The Spiders. Tocou depois para bandas como os The Blue Star
Trio e The Senators, que editaram um single com algum sucesso
chamado “She’s a mod”. Bonham gostou destas experiências, e decidiu fazer da
música a sua vida. Tocou com os The Way of Life, mas devido à
inatividade desta banda passou para os Crawling King Snakes, cujo
vocalista era Robert Plant. Durante este período, Bonham adquiriu a reputação
de ser o baterista mais barulhento de Inglaterra, sendo muitas vezes convidado
a parar de tocar, devido à sua tendência para partir as baterias.
Quando Jimmy Page pensou em formar os Led
Zeppelin, convidou Robert Plant, que lhe sugeriu Bonham para a bateria, que
assim passou à frente de B.J.Wilson dos Procol Harum e de Ginger Baker
que viria a fazer parte do Cream, que, segundo se falava, pertenciam à lista de
Page.
O
próprio Bonham contava essa história: "Eu tinha duas ofertas
excelentes: de Chris Farlowe e de Joe Cocker. Farlowe já tinha o nome feito e
eu sabia que Cocker chegaria lá, mas quando vi meu amigo (Plant) aliado à Jimmy
Page, não pensei duas vezes".
Bonham usava as baquetas mais pesadas e mais
compridas disponíveis, a que ele chamava “árvores”. O seu estilo pesado inicial
era bem demonstrado em “Immigrant song”,"Moby Dick", “When the levee
breaks” e “The ocean”. Embora não fosse considerado tão solto como Keith Moon,
nem tão respeitado pela crítica como Ginger Baker, a sua potência por
detrás da bateria influenciou praticamente todos os bateristas do hard rock e
do heavy metal. Os seus solos de bateria, primeiro em “Pat’s delight” e depois
em “Moby Dick”, duravam normalmente pelo menos meia-hora; Bonham usava
inclusive as mãos, obtendo assim um som diferenciado.
No dia 12 de
setembro de 2007, Jimmy Page, Robert Plant e John Paul Jones se reuniram em
Londres e anunciaram seu retorno aos palcos em uma única apresentação para
vinte mil pessoas em um show em homenagem à Ahmet Ertegün (falecido em 2006),
fundador da gravadora do Led Zeppelin, a Atlantic Records, a renda da
apresentação será destinada a uma instituição que concede bolsas educacionais.
Jason Bonham, filho de John Bonham, tocou bateria na primeira apresentação da
formação "original" do Led Zeppelin após 27 anos.
Família
John
Bonham tinha dois irmãos: o seu irmão mais novo, Mick Bonham (1951-2000), foi
um discotecário, autor e fotógrafo e sua irmã mais nova, Deborah Bonham
(nascida em 1962), é cantora e compositora.
Bonham
era casado com Pat Phillips, e o casal teve dois filhos: sua filha Zoë Bonham
(nascida em 1975), que é cantora e compositora e também aparece regularmente
com o Led Zeppelin em convenções e premiações. Jason Bonham (nascido em 1966),
que é um baterista de rock, que ganhou sucesso com várias bandas incluindo
Foreigner e Bonham. Em dezembro de 2007, Jason Bonham tocou com o Led Zeppelin,
bem como na sua apresentação no 40° Aniversário da Atlantic Records, em 1988.
Em
1970, Jason aparece tocando bateria no filme The Song Remains the Same. Zoë e
Jason apareceram na cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame, em 1995,
juntamente com os membros remanescentes do Led Zeppelin. Sua mãe, Joan Bonham,
é uma das vocalistas do The Zimmers, uma banda de 40 membros criada como um
resultado da BBC um documentário sobre o tratamento das pessoas idosas. Seu
primo Billy Bonham (nascido em 1950), também tocou teclados para Terry Reid e
Ace Kefford.
Morte
Bonham não
gostava de se ausentar de casa e da família por longos períodos de tempo; Isto
levou-o ao uso abusivo do álcool para controlar os seus nervos. Em 24 de
Setembro de 1980, na viagem do hotel para o estúdio onde a banda ensaiava para
a sua digressão pelos Estados Unidos, Bonham bebeu cerca de quarenta doses de
vodka.
Quando
terminou o ensaio foram para a casa de Jimmy Page em Windsor. Depois da meia
noite, Bonham adormeceu e foi levado para a cama. Benji LeFevre
encontrou o corpo de Bonham na manhã seguinte. Apesar do alarido feito pela
imprensa sensacionalista, a autópsia não revelou a presença de drogas no seu
corpo. Foi diagnosticado de que Bonham morreu asfixiado pelo próprio vômito.
Como baterista
Em pesquisa
feita pelo site Digital Dream Door em 16 de agosto de 2008, John Bonham
foi considerado um dos melhores bateristas do mundo pelos seguintes critérios:
inovação, originalidade e capacidade técnica. Na opinião dos fãs da
banda, é o melhor baterista de todos os tempos. John Bonham utilizava baterias
da marca Ludwig, de vários modelos, porém, os de destaque foram: Green
Sparkle(1972) e Amber Vistalite(1973-1975).
John Baldwin (John Paul Jones)
Multi-instrumentista, baixista e tecladista, nascido em Sidcup (Kent), Inglaterra aos 03 de janeiro de 1943.
Como um dos integrantes do Led Zeppelin, Jones foi tecladista e baixista da
banda, até o seu desmembramento após
a morte de John Bonham, em 1980. Desde então, Jones
vem desenvolvendo uma carreira solo. Também toca guitarra, bandolim, koto,
harmónica e ukulele.
De acordo com o Allmusic, Jones
"deixou sua marca na história da música rock & roll como um músico
inovador, arranjador e diretor". Muitos baixistas notáveis do rock foram
influenciados por John Paul Jones, incluindo John Deacon, Geddy Lee, Steve
Harris, Flea, Gene Simmons, e Krist Novoselic. Jones é atualmente parte da banda
Them Crooked Vultures com Josh Homme e Dave Grohl, onde ele interpreta o baixo,
piano e outros instrumentos.
Biografia
John aprendeu a tocar teclados com o seu pai, que foi pianista em grandes
orquestras nas décadas de 40 e 50, principalmente com a “Ambrose Orchestra”. A
sua mãe também pertencia ao mundo da música, o que permitia que a família
muitas vezes fizesse digressões por Inglaterra. A suas influências abrangiam um
grande leque de estilos, desde os blues de Big Bill Broonzy, ao jazz de Charles
Mingus e ao piano clássico de Rachmaninov. Aos 14 anos, era organista e
condutor do coro da igreja local e foi nessa altura que comprou as suas
primeiras guitarras baixo.
O nome artístico John Paul Jones foi sugerido pelo seu amigo, Andrew Loog
Oldham, depois de ter visto um cartaz de cinema com esse nome na França.
Início de carreira
A primeira banda em que Jones tocou, aos
quinze anos, chamava-se “The Deltas”. Tocou baixo para um grupo de jazz-rock de
Londres chamado “Jet Blacks”. A sua grande oportunidade surgiu em 1962, quando
conheceu Jet Harris e Tony Meehan (recém-saídos dos Shadows) tendo tocado baixo
para a sua banda durante dois anos. Entre 1964 e 1968, John foi muito procurado
para tocar baixo e teclados com artistas como os Rolling Stones, Herman's
Hermits, Donovan, Jeff Beck, Cat Stevens, Rod Stewart, Shirley Bassey, Lulu, e
muitos outros.
Durante as sessões de gravação de "Hurdy
gurdy man" de Donovan, John conheceu Jimmy Page, tendo voltado a se
encontrar no álbum "Little games" dos The Yardbirds onde John fez os
arranjos orquestrais e tocou violoncelo na faixa de abertura. Quando Chris
Dreja decidiu abandonar os Yardbirds para seguir a profissão de fotógrafo, John
foi a primeira opção de Page para formar os The New Yardbirds que pouco depois mudaram o nome
para Led Zeppelin.
Para além da sua importância como baixista,
as suas aptidões como tecladista acrescentaram uma dimensão eclética à música
dos Zeppelin, retirando–lhe o rótulo de ser apenas mais uma banda de hard rock.
No palco, a música preferida de John era “No quarter”, que muitas vezes chegava
a demorar mais de meia-hora e incluía trechos de “Amazing Grace” e variações de
peças clássicas de compositores como Rachmaninov.
O seu envolvimento com os Led Zeppelin não o
afastou das sessões de estúdio, tendo participado em gravações de “Family
Dogg”, Peter Green, “Madeline Bell”, Roy Harper e “Wings”.
Desde 1980, as suas colaborações incluem os
“REM”, “Heart”, “Ben E, King”, “Mission”, “La Fura Dels Baus”, Brian Eno e “The
Butthole Surfers”. Apareceu em vídeos e gravações de Paul McCartney.
O seu primeiro álbum a solo “Zooma” foi editado
em 1999, seguindo de “Thunderthieh” em 2001, onde pela primeira vez Jones
mostra os seus dotes vocais.
No ano de 2005, Jones gravou uma linha de
baixo no CD duplo dos Foo Fighters "In your Honor".
Em 2009, é formado um novo "Power
Trio", com John Paul Jones (Led Zeppelin) no baixo e teclados, Dave Grohl
(Nirvana e Foo Fighters) na bateria e Josh Homme (Queens of the Stone Age) nas
guitarras e vocais. Esse novo trio denomina-se "Them Crooked
Vultures", e as primeiras impressões musicais já demonstram uma forte
ligação com o estilo "Led Zeppelin" de se fazer música.
"Led Zeppelin, os "gigantes"
do rock, indiscutivelmente a maior banda de todos os tempos, Zeppelin arrasta
fãs de todas idades, de todas as gerações, seus acordes, riffs, batidas, o som
estridente e o estilo inconfundível e ousado que mudaram a "cara" do
rock".
Led Zeppelin - Celebration Day Show Completo
Nota: O conteúdo deste post foi retirado em sua
totalidade de artigos publicados na internet em sites diversos, sendo assim,
não há uma certeza quanto a total veracidade do conteúdo aqui exposto.
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