sexta-feira, 6 de setembro de 2013

A Neurolinguistica e os Coaching

Coaching...

Você sabe o que é? O que ele faz? Como funciona o seu trabalho?

Vamos lá, o "Coaching", ou treinador traduzindo para o português, é uma das profissões que mais cresce no mundo. Seu trabalho é baseado na Neurolinguistica, e é aplicado tanto no pessoal como no profissional. Em resumo geral, o Coaching é um motivador, que trabalha junto a seus clientes a melhor forma de despertar em si o
desejo por novos desafios, aumentar a auto estima, organizar as ideias buscando objetivos claros e definidos, trabalha o controle emocional, entre outros. Enfim, um coaching pode lhe ajudar a resgatar o que antes parecia perdido, ou simplesmente ficou escondido em algum lugar dentro de você...

Vamos entender um pouco mais...

Coaching é um processo definido com um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) para atingir a um objetivo desejado pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar o objetivo, ou seja as diversas metas que somadas levam o coachee ao encontro ao seu desejo maior estabelecido dentro do processo de coaching. Isso é feito por meio de reflexões e posterior análise das opções e da identificação e uso das próprias competências, como o aprimoramento e também o adquirir novas competências, além de perceber, reconhecer e superar as crenças limitantes, os pontos de maior fragilidade.

O Coach (treinador, numa tradução literal) atua encorajando, apoiando, mantendo a motivação e acompanhando a Ação e o Plano de Ação de seu Coachee, incentivando o seu crescimento, aumento de capacidades, habilidades, ação, conscientização de valores e maior controle emocional (Inteligência Emocional), por meio de técnicas que melhorem a sua performance profissional e pessoal, com foco em melhor qualidade de vida, visando a satisfação de objetivos desejado pelo Coachee, considerando ideias como a de que o simples fato de compartilhar pensamentos e ideias que estão soltos e poder organizá-los, transformando em um objetivo desafiante e guiado e mensurado por um Plano de Ações, possibilitando desta forma a concretização dos sonhos e desejos.






A Neurolinguistica Aplicada No Cotidiano...
Por: Professor José Cássio Miranda
 
Origem:

Neurolingüística é a ciência que estuda a elaboração cerebral da linguagem. Ocupa-se com o estudo dos mecanismos do cérebro humano que suportam a compreensão, produção e conhecimento abstrato da língua, seja ela falada, escrita, ou assinalada. Trata tanto da elaboração da linguagem normal, como dos distúrbios clínicos que geram suas alterações. Foi originada em meados do século XIX pelo francês Paul Broca e o alemão Karl Wernicke. O que eles fizeram foi estudar e caracterizar a afasia (nome dado a um distúrbio de linguagem provocado por uma lesão cerebral oriunda ora por traumatismo, ora por acidentes vasculares cerebrais) de pessoas que tinham sofrido alguma lesão no cérebro, e então, depois da morte dos pacientes, e fazer exames post-mortem para determinar que áreas do cérebro haviam sido danificadas.
 
 





Visão geral

Interdisciplinar por natureza, este campo caminha na fronteira da Linguistica, Neurobiologia e Engenharia da Informática, entre outros. Investigadores de várias especialidades sentem-se atraídos a ele, trazendo consigo técnicas experimentais diversificadas tal como perspectivas teóricas altamente diferentes. O termo neurolinguística tem, historicamente, sido associado com afasiologia, o estudo de déficits lingüísticos e sobre-capacidades, resultantes de formas específicas de danos cerebrais. Mas esse é um ramo diferente. Aqui vamos tratar da Programação Neurolinguistica (PNL).




Programação Neurolinguística (PNL)

A programação neurolingüística (ou simplesmente PNL) é um conjunto de técnicas, axiomas e crenças que seus praticantes utilizam visando principalmente ao desenvolvimento pessoal. É baseada na ideia de que a mente, o corpo e a linguagem interagem para criar a percepção que cada indivíduo tem do mundo, e tal percepção pode ser alterada pela aplicação de uma variedade de técnicas. A fonte que embasa tais técnicas, chamada de "modelagem", envolve a reprodução cuidadosa dos comportamentos e crenças daqueles que atingiram o "sucesso". O foco original da PNL era o estudo dos padrões fundamentais da linguagem e técnicas de terapeutas notórios e bem-sucedidos em hipnoterapia, gestalt e terapia familiar. Mais tarde, os padrões descobertos foram adaptados visando proporcionar uma capacidade pessoal de se comunicar de forma mais efetiva e também a realização de mudanças. Mudanças essas, que seriam capaz de fazer com que o indivíduo pudesse ser capaz de se reprogramar e então se tornar mais produtivo e competitivo.
 

História e desenvolvimento

A PNL foi proposta em 1973 por Richard Bandler e John Grinder como um conjunto de modelos e princípios que descrevem a relação entre a mente (neuro) e a linguagem (linguística - verbal e não verbal) e como a sua interação pode ser organizada (programação) para afetar a mente, o corpo ou o comportamento do indivíduo. Os criadores da PNL então aplicaram tais modelos em seu próprio trabalho. Padrões que podem não ter estado disponíveis em qualquer dos modelos anteriores podem agora ser construídos, a partir da representação formal que os criadores da PNL desenvolveram. Novas técnicas e modelos foram (e seguem sendo) desenvolvidos.

Tecnologia

Apesar de ser assim considerada, a PNL não é uma ciência. Mais propriamente é considerada uma metodologia ou uma tecnologia e, portanto, não é uma ciência no sentido lato do termo. Trata de linguagem, mas não é exatamente Linguística. Fala de sistemas mas não é cibernética. Fala de comportamento mas não é só psicologia. Fala de liderança, gestão, motivação, aprendizagem, mas não é só Administração, Política, Comunicação ou Pedagogia. A PNL se aproveita de conhecimentos de vários campos e os inter-relaciona, em uma espécie de "corte transversal" entre vários assuntos, com um jargão próprio e simplificado visando facilitar seu acesso. Pode se dizer que a PNL é um corpo de conhecimentos que pretende desenvolver a excelência na experiência subjetiva e no comportamento objetivo do ser humano, buscando aprimorar sua comunicação para facilitar o atingimento de metas de superação.

PNL e Aprendizagem

A Neurolinguística encara o aprendizado de duas formas:
• o Aprendizado pela cópia - a chamada Modelagem -
• o aprendizado pela inovação - a chamada Ressignificação e Reestruturação/Reframing.
No primeiro tipo de Aprendizado, o indivíduo faz uma conexão com uma pessoa (que é chamada de "Modelo") ou uma descrição de pessoa, dotada de uma habilidade, comportamento ou estratégia de sucesso. No segundo tipo de Aprendizagem, a pessoa faz uma síntese criativa e, utilizando descrições inusitadas advindas de outras áreas do conhecimento, refaz a percepção, modificando os filtros de percepção, as Crenças e Valores provenientes desta percepção.

PNL e Liderança

Objetiva identificar e liberar habilidades de liderança, melhorar a eficácia na comunicação e nos relacionamentos, desenvolver e manter estados de excelência pessoal e abordar o trabalho de grupo com visão sistêmica.

Aplicabilidade

Os inúmeros modelos de PNL desenvolvidos até o momento permitiram, entre outros resultados:
1. Cura rápida de fobia (até 10 minutos).
2. Cura rápida de vícios e maus hábitos, como tabagismo e roer unhas.
3. Modelagem de estratégias e capacidades de pessoas e ensino a outras, incluindo:
- Decisão
- Aprendizagem
- Leitura
- Memorização
- Motivação
- Vendas
- Estabelecimento de empatia com as pessoas
4. Resolução de conflitos.
5. Mudança de crenças e convicções limitantes.
6. Aperfeiçoamento de estratégias de definição de objetivos e aumento da flexibilidade de comportamento para atingi-los.
7. Aperfeiçoamento do uso da linguagem na comunicação e na representação de informações.
8. Padronização da hipnose para uso prático, voltado para resultados.



Usando técnicas de PNL, você também pode modelar as estratégias e utilizá-las em:

• PNL na Empresa e nos Negócios
• PNL aplicada em Negociação e Vendas
• PNL como ferramenta de Coaching
• PNL aplicada à Aprendizagem
• PNL na Educação
• PNL na Escola Pública
• Projeto da PNL para Professores
• PNL na Comunicação e no Relacionamento
• PNL no Marketing
• PNL na Mediação
• PNL aplicada à Liderança
• PNL e a Constelação Sistêmica Organizacional
• PNL aplicada à Resolução de Conflitos
• PNL aplicada à Saúde
• PNL aplicada à Motivação
• PNL aplicada à Auto-Estima
• PNL para Gerentes
• PNL para Gerentes de Banco
• PNL no Treinamento Esportivo
• PNL no Tratamento do Tabagismo
• PNL na Prevenção de Acidentes
• PNL aplicada à Timidez
• PNL aplicada ao Stress e à Qualidade de Vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário